Dormir mal uma ou outra noite é totalmente normal. Quem nunca enfrentou uma noite em claro? Algumas pessoas já não dormem tão bem. Se sentir inquieto na hora de pegar no sono, ter dificuldades para começar a dormir ou então se manter acordado a noite toda e não ficar se levantando o tempo todo pode ser mais do que uma pequena alteração. Pode ser Insônia! E ela não é tão simples quanto se pensa.
As consequencias de noites seguidas de Insônia são claras, como se sentir sonolento, com altas chances de cochilar nos lugares ou falta de concentração no trabalho e nos estudos. Mas também podem não ser “visíveis aos olhos”. Dormir mal está relacionado à doenças cardíacas e metabólicas graves.
Roncar, diferente do que se pensava antigamente, não é brincadeira. Ronco é sinal de sofrimento (tanto para quem ronca quanto para a pessoa que dorme ao lado). Uma das doenças que mais se relaciona com os roncos é a Apneia Obstrutiva do Sono. Um problema complexo e que merece tratamento.
Além dos problemas relacioandos à circulação sanguínea, algumas pessoas tem problemas para dormir com sensações ruins nas perdas. Pode ser interessante procurar um especialista para se verificar essa queixa.
Problemas como sonambulismo são bem conhecidos, principalmente em crianças que na maioria das vezes “desaparece” com a idade. Mas muitos ficam com eles por muitos mais anos e é necessário uma boa investigação
Médico do Sono
CRM/CE: 15218 – RQE 10442
Gastroclínica Vasconcelos