Buscar um atendimento psicológico não é sinal de fraqueza, de derrota, ou mesmo de um estado patológico. Buscar a psicoterapia é um ato de coragem e de amor a vida, onde pode-se perceber a mudança de hábitos de vida de sí e de outros que os circundam. A Psicoterapia é para todos, e dentro da psicologia existem diversas abordagens (que é a forma em que o psicoterapeuta vai conduzir o acompanhamento, assim como vai vê-lo dentro de possíveis quadros patológicos para possível tratamento). Nós que fazemos parte da Gastroclínica Vasconcelos trabalhamos especificamente com a Terapia Cognitivo Comportamental – TCC, que é a abordagem que junta aspectos do Behaviorismo e das teorias Cognitivas.
Na TCC não vemos o acontecimento em si, nós vemos como o individuo vê tal situação e o significado disto para ele. Em linhas gerais buscamos o que a situação significa, o que ele sente, pensa e se comporta diante das situações, onde podemos perceber que este acontecimento pode causar alegria ou tristeza, melancolia ou excitação, enfim, trazendo qualquer emoção a ser vista e trabalhada diante do indivíduo.
Vale salientar que esta abordagem é claro, objetiva e prática, trabalhando para que o individuo passe a se trabalhar ativamente, sendo ele o protagonista da sua história, assim como de sua evolução como pessoa, e de sua melhora como um todo.
A TCC é destinada tanto ao tratamento dos diferentes transtornos psicológicos e emocionais como a depressão, ansiedade, transtornos psicossomáticos, transtornos alimentares, fobias, traumas, dependência química, entre outros, auxiliando também nas diversas questões que envolvem nossa vida como um todo, como: dificuldades nos relacionamentos, escolhas profissionais, luto, separações, perdas, estresse, dificuldades de aprendizagem, desenvolvimento pessoal e muitos outros.
Sabendo que o objetivo principal da Terapia Cognitivo Comportamental é mudar os significados dos pacientes para alterar suas emoções e comportamentos com relação às situações, o primeiro passo da terapia é entender esse sistema que é o significado na vida do paciente, e para isto, durante as sessões de TCC, o psicólogo vai identificando sentimentos, pensamentos e comportamentos de determinadas situações descritas pelo paciente. Alguns padrões vão sendo identificados. São esses padrões que determinam crenças e percepções para cada experiência vivida.
Diante dos padrões mal adaptativos ou disfuncionais de pensamentos, cabe ao psicólogo –terapeuta cognitivo comportamental auxiliar o paciente a encontrar novas possibilidades de pensamentos alternativos e mais funcionais que possibilitem uma boa adaptação à sua realidade social. Isso é feito a partir da determinação de um foco e de metas para que, com o tempo, o paciente adquira sua autonomia e possa lidar com as questões por conta própria. Esta é a reestruturação cognitiva e comportamental que dá nome à abordagem.
Os pontos determinantes de compreensão e atuação do TCC são:
Ambiente ou situação onde ocorre o problema
Pensamentos e sentimentos envolvidos no problema
Estado de humor e emoção resultantes
Reação física
Comportamento
É Importante dizer que todos podem fazer a Terapia Cognitivo Comportamental: homens, mulheres, crianças, adultos, pessoas com algum transtorno mental ou que estão passando por qualquer tipo de conflito interno. Para quem possui o diagnóstico de problemas psicológicos, normalmente serão realizadas entre 10 e 20 sessões de Terapia Cognitivo Comportamental, contudo é importante ressaltar que este número vai ser alterado de pessoa para pessoa, pois somos seres individuais e nossas questão nunca são iguais a dos outros, sendo então um tratamento individualizado e próprio para cada um. Para cada perfil de paciente serão aplicadas técnicas diferentes no tratamento.
Procure um psicólogo, converse com ele sobre a abordagem que ele trabalha, e o que desejamos a você é que você seja pleno, e para isso o psicólogo pode lhe ajudar. Procure um psicólogo, FAÇA PSICOTERAPIA!